Estou a pensar em adquirir um cachorro da raça Labrador Retriever
Dúvidas iniciais
Apartamento VS Vivenda. Posso ter um Labrador num apartamento?
O Labrador adapta-se a qualquer estilo de vida. Há apenas uma variação nas vantagens de um sobre o outro e algumas necessidades a ter em conta. A grande vantagem de um cão num apartamento é o facto de ter uma proximidade inevitável com o dono. No caso do Labrador, isto é ouro sobre azul; isto porque a raça labrador vive para o dono e para a sua atenção e companhia. Em contrapartida, terá que ter o cuidado de fazer passeios regulares e, se possível, alguns deles mais longos para que dê estímulos saudáveis ao seu cão como o exercício e socialização com outras pessoas e cães. No caso de vivenda, a grande vantagem é a existência de um espaço exterior permanente para correr e brincar. Contudo, se o cão viver no exterior, terá de ter o cuidado de ter um contacto diário com brincadeiras e treino para que se mantenha saudável. É importante não cair na tentação de pensar que, como o cão está no exterior, está entretido. Vai ver que o Labrador está sempre atento às portas e janelas de casa à espera que vá ter com ele.
|
Quais as despesas habituais com um cão?
Há que ter em conta uma fase inicial com algumas despesas adicionais e uma fase de manutenção. Primeiramente, há que adquirir todo o material necessário para receber o seu novo cachorro em casa. Elementos básicos e pontuais como prato de comer e bebedouro, cama (interior ou exterior acompanhado de um abrigo), brinquedos variados e próprios para cães (robustos, resistentes a mordidelas e adequados à idade), coleira e trela, e escova para o pelo. Estes serão descritos em mais detalhe mais abaixo em "O que é básico garantir/comprar antes da sua chegada".
Além destes, terá que adicionar os regulares como: - Ração - custos irão variar em função da marca e qualidade. Poderá consultar informação sobre qual a melhor ração mais em baixo. - Desparasitações internas - inicialmente os cachorros fazem desparasitações mensais normalmente até o 6º mês. A partir daí, e com a confirmação que não há parasitas, passará a realizá-la de 3 em 3 meses. Em idade adulta, e sempre confirmando que não há parasitas, é possível a desparasitação de 6 em 6 meses. Os desparasitantes internos custam algures entre 2,5€ e 7,5€ por cão (consonante o peso) e normalmente tomam-se em forma de comprimidos palatáveis. - Desparasitantes externos - há uma panóplia de marcas, duração da eficácia e efeitos protetores. A nossa recomendação é que seja um que permita proteção contra pulgas, carraças e flebótomos (mosquito transmissor da doença Leishmaniose). Se comprar em forma de pipetas, estes serão inicialmente mais baratos mas terão uma durabilidade menor. Optando por coleiras, aumentará o custo inicial mas poupará a longo prazo pois muitas destas duram vários meses. A Seresto, por exemplo, chega até 8 meses de duração e custa algures entre 20 a 30 euros. - Vacinações - Se receber o seu cachorro aos 2 meses, é esperada as seguintes vacinas obrigatórias 1) Multidefesas (também conhecida como múltipla ou puppy) - segundo as novas guidelines europeias, deverá o cachorro fará a 1ª vacina por volta das 6 semanas. Deverá ser reforçada 2 vezes, com um espaçamento de aproximadamente 1 mês. 2) Raiva - esta vacina pode e deve ser feita a partir do 3 meses. A duração atual desta vacina é de 3 anos. Além destas obrigatórias existem as opcionais, das quais destaco uma que recomendo vivamente: 3) Leishmaniose - a vacinação é aproximadamente 80% eficaz. Isto significa que deverá ter o coadjuvante obrigatório da desparasitação externa como forma de prevenção e redução de risco. Nota: Não se esqueça que, pontualmente, poderá ter custos de visitas espontâneas ao médico veterinário para controlo ou verificação de alguma situação inesperada. A ingestão de qualquer coisa esquecida no chão/quintal é um exemplo e para o qual reforçamos a necessidade de ser cauteloso. Mais abaixo falamos dos cuidados a ter em casa. |
O que deverei evitar ter em casa/jardim? Que outros cuidados?
O que é básico garantir/comprar antes da sua chegada?
O que é necessário ter para a primeira viagem?
Comportamento em cachorro
O cachorro passa o tempo todo a mordiscar. É normal?
Durante esta fase, os cachorros vão literalmente explorando a vida com a boca. Isto significa que não conseguirá evitar que o seu cachorro esteja continuamente a tentar mordiscar tudo o que apanha. Nesta fase, há apenas que gerir e ensinar aquilo que ele pode/não pode morder. Tenha sempre brinquedos à mão para que ele possa gastar algumas dessas energias. Enquanto a sua dentição estiver em desenvolvimento, este será um desejo natural dele. Há que aceitá-lo, mas ensiná-lo a usá-lo melhor. Quando os cachorros ficam mais crescidos e entram na idade adulta, deixam de sentir essa necessidade e começará a ter um cão mais “equilibrado” a este respeito. Na fase adulta, os cães são mais atentos a si e às suas instruções. O treino de obediência e socialização com outros animais deverá acontecer regularmente durante o seu desenvolvimento para que esta estabilização de comportamento na idade adulta seja saudável e adaptada.
|
O cachorro dorme muitas vezes ao dia. É normal?
Os cachorros dormem várias vezes ao dia, intercalados com períodos de brincadeira e exploração. Não estranhe se ele adormecer várias vezes ao dia. Ao acordar, verá que recomeçam as brincadeiras.
|
Tenho um quintal. Posso deixar o cachorro lá?
Nunca deixe o cachorro sozinho num jardim, sobretudo se existirem objetos e plantas. Os cachorros irão tentar mordiscar e engolir tudo o que lhes aparecer à frente. Alguns dos exemplos são plantas, plásticos, sementes, flores, frutos, entre outros. Até pedras podem tentar mordiscar e engolir. É necessária uma monitorização constante nesta fase para que não tenha algum azar e engolir ou roer algo que seja tóxico/perigoso. Com o seu crescimento, essa necessidade irá reduzindo mas vá sempre tomando atenção. Por norma, em idade adulta, e já sem a dentição em desenvolvimento, estes comportamentos desaparecem. Contudo, há cães que mantém uma necessidade de roer que muitas vezes fica associada ao stress, ansiedade de separação dos donos, etc. O treino de obediência, brincadeira diária e saídas à rua resolvem a maior parte destes problemas.
|
Quando devo começar a treinar o meu cachorro?
Os cachorros podem começar logo a ser treinados, apesar do treino de obediência mais assertivo se dever iniciar a partir dos 6 meses de idade. Uma das formas de o fazer progressivamente, poderá ser logo na hora de comer. Aproveitar esse momento para não deixar o cachorro atirar-se à comida e impedi-lo colocando o braço/mão a bloquear, associando palavras como “espera” ou outra que prefira. Aguardar um pouco e deixá-lo então avançar para o comer ao som de palavras como “Vai lá” ou semelhante. Irá verificar que nas primeiras vezes irá haver uma tentativa insistente em tentar ultrapassar o bloqueio e progressivamente irá começar a perceber que não pode arrancar logo. Os labradores são muito inteligentes e provavelmente, em menos de 2 semanas terá percebido essas instruções. Muitos dos cachorros, nesta situação e enquanto esperam pela ordem de avançar, sentam-se. Aproveite também para rapidamente associar essa instrução. Estas aprendizagens simples poderão ser facilmente transferíveis para momentos como brincadeiras em que se pede para aguardar pelo lançamento de um brinquedo, ao invés de ter um cachorro impaciente aos saltos.
- Evite dar festas aos cachorros que insistentemente saltam para si. Não premeie o cão com a sua atenção positiva pois isso irá reforçar o comportamento. Em vez disso, associe as palavras “não” ou “para baixo” e desvie-se para que não se apoie em si. Este treino levará mais tempo uma vez que os cachorros são muito energéticos e ficam loucos de alegria quando veem novamente os seus donos. Seja paciente e persistente, sem agressividade, para que não crie ansiedade no cão. Uma forma de contornar a situação se os saltos não terminarem e tentativas de “mordiscar” as mãos para conseguir a sua atenção é usar um brinquedo para que a sua mente desligue dos saltos e cansá-lo um pouco com brincadeira. Continue a treiná-lo com as palavras já aprendidas, “espera”, “senta” ou até mais se conseguiu ir mais longe. |
Lidar com as necessidades (urina e fezes)
O cachorro urina muitas vezes É normal?
O facto de terem bexigas pequenas e beberem muita água (sobretudo se brincarem energeticamente), faz com que urinem várias vezes ao dia. Aproveite para o treinar a fazer as necessidade no local correto. Por norma, os cães procuram fazer as necessidades afastadas da zona onde dormem e/ou comem. Se quer ensinar um cachorro a fazer as suas necessidades nalgum local especial em casa, deverá ter a zona montada para o efeito. Poderá ser um espaço com jornais ou materiais próprios que se compram com absorção de urina. Se o cachorro fizer as necessidades no local errado e o vir a fazer, leve-o de imediato para o local correto e associe palavras como “Xixi aqui”. Desinfete a zona onde urinou erradamente pois eles procuram esses cheiros para voltar a fazer mais ou menos no mesmo local. Deixe um pouco de urina absorvida no local onde quer que ele a faça para que ele saiba que é ali.
Nota: para que não esteja constantemente à espera que ele vá fazer urina/fezes, saiba que é muito frequente eles fazerem as necessidades até 15 minutos depois de comerem. Essa é uma boa fase para estar atento e treiná-lo. Durante o dia, se o vir de cabeça junto ao chão a cheirar insistentemente várias zonas, prepare-se para o transportar para o local certo e deixe-o cheirar a zona de WC dele. Nota2: elogie sempre muito o seu cachorro sempre que faz as necessidades no local correto. Aliás, o reforço positivo deverá estar sempre presente em todas as boas ações do seu amigo. |
E durante a noite?
Durante a noite, o cachorro não aguenta 7 horas seguidas sem urinar ou defecar. De manhã, e nas fases de adaptação e treino, haverá alguma limpeza para fazer. Se tiver possibilidade, nas primeiras noites, poderá deixar o cachorro dormir perto do seu local e colocar um despertador de 3 em 3 horas para levá-lo ao “WC”. Ao fim de algumas noites ele já deverá acordá-lo com vontade. Contudo, tudo depende das condições e do local onde o cão/dono vivem. Muitos ajustes podem ser feitos aqui.
|
Como fazer a transição de necessidades em casa para a rua?
Se vive num apartamento e quer fazer a transição de casa para a rua, faça passeios demorados nas primeiras vezes, superiores a 30minutos ou com uma frequência superior (3x ou mais ainda por cada dia) para que lhe dê oportunidade de cheirar e fazer as necessidades. Prepare-se e leve consigo sacos de limpeza/remoção das fezes. Por outro lado, também poderá levar um pouco do jornal ou absorvente para a rua para que ele cheirar e incentivar às necessidades.
|
Alimentação
O meu cão come demasiado depressa e engasga-se. O que posso fazer?
Qual a melhor ração?